top of page

Vinho: O nosso tesouro

 

 

 


 





O sector cresceu 3,6% em valor e 14% em volume no ano passado, representando 1,6% do valor total das exportações nacionais, informou ao mercado o Instituto da Vinha e do Vinho. Pela primeira vez, os vinhos "tranquilos" superaram os licorosos.

De acordo com os dados apurados pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), fornecidos ao Negócios pela tutela,

as vendas de vinhos portugueses ao exterior atingiram 675 milhões de euros e 2,97 milhões de hectolitros em 2011.



O crescimento face ao ano anterior foi maior em termos de volume (14%) do que em valor (3,6%), indiciando uma quebra no preço de venda ao exterior de 9,1%



"Os vinhos "tranquilos" ( mais 10% em valor e mais 22% em volume) foram “o principal gerador deste crescimento”, tendo o valor das exportações deste segmento representado 51% do total. Pela primeira vez, ultrapassou o montante gerado pelos vinhos licorosos, que até agora tinha maior tradição na exportação.




2 - Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/vinho_exportou_675_milhotildees_de_euros_em_2011.html




"Os vinhos portugueses só em 2012 ganharam 1371 medalhas: 297 no Concours Mondial de Bruxelles, 484 no International Wine Challenge, 291 no Decanter Wide Awards, 159 no Mundus Vinis e 140 no China Wine & Spirits Awards 2012."Agora foi a vez do Decanter Wide Awards, International Wine Challenge,

Concours Mondial de Bruxelles, Mundus Vinis e China Wine & Spirits Awards 2012 premiaram novamente os vinhos nacionais.

 
A qualidade dos vinhos portugueses está a ser reconhecida já que cerca de 80% dos vinhos nacionais inscritos foram premiados, o que dá uma taxa de sucesso muito positiva.
O presidente da ViniPortugal diz que
“os diversos prémios e distinções obtidas a nível internacional são resultado de um permanente esforço das empresas portuguesas”


Jorge Monteiro afirma ainda que

 

“já exportamos 42% do que produzimos mas queremos exportar mais, pelo que há ainda muito trabalho a desenvolver ao nível da promoção internacional da marca Wines of Portugal”.




3 - Fonte: http://www.ionline.pt/boas-noticias/vinhos-portugueses-ja-ganharam-mais-mil-medalhas



Os vinhos portugueses estão nas bocas do Mundo

"O ano de 2012 está a ser o ano do vinho português!

 

Depois da China e da Alemanha terem reconhecido os vinhos nacionais – agora a França reconhece também a qualidade do vinho português – ePortugal recebe 18 medalhas de ouro e 54 medalhas de prata.



72 vinhos portugueses conquistaram prémios num dos mais prestigiados concursos internacionais de vinhos – o Vinalie Internacioneil - que decorreu em Paris entre os dias 2 e 6 de Março."

4 - Rubrica Geração Alerta boas notícias, Abril 2012



O MELHOR VINHO DO MUNDO É PORTUGUÊS

"O vinho Porto Quinta do Noval Vintage Nacional 2003 é o melhor vinho do mundo.

Quem o diz é Luca Gardini, considerado um dos melhores enólogos a nível internacional, que durante 15 anos analisou cerca de 8.000 vinhos para selecionar os 3.000 melhores.



A sua seleção foi agora publicada na“Enciclopedia del vino”, obra editada em Itália onde constam vinhos tão famosos como o Chateau Margaux ou o champanhe Dom Perignon.





Mas foi o vinho da Quinta do Noval que seduziu Luca Gardini ao ponto de o colocar no primeiro lugar da seleção. 

As vinhas que dão origem ao Vintage Nacional são centenárias, pois resistiram à filoxera, um inseto que no final do século XVIII dizimou as vinhas nas encostas do Douro - nunca precisando de sofrer enxertos de vinhas estrangeiras - preservando a 100% a sua identidade."



5 - Rubrica Geração Alerta boas notícias, Abril 2012























"Não temos petróleo nem diamantes - a nossa grande preciosidade são as uvas.
As exportações não param de crescer e o néctar nacional farta-se de ganhar prémios lá fora."


 

 

VISÃO 1021, de 27 de Setembro de 2012



O melhor de Portugal

Rubrica Geração Alerta

 

"Nos meios de Comunicação Social, a relação entre a informação centrada no problema e na solução é completamente desigual. Distorce a realidade, é desanimadora e priva as pessoas do conhecimento necessário para avaliar os riscos e reconhecer as oportunidades."

David Bornstein, Jornalista


bottom of page